domingo, 14 de dezembro de 2014

saíra-amarela

Há inúmeras espécies de pássaros no mundo, e, dentre elas está a saíra-amarela, saí-amarelo, saí-de-asas-verdes, saíra-cabocla, guriatã-do-coqueiro conhecida ainda como Tangara cayana, uma ave da família das Thraupidae e passeiforme. Além desse nome, de modo popular ainda é chamada por, lá no Rio Grande do Norte, sanhaço-caboclo na região de Minas Gerais, no Ceará como sanhaçu-macaco, enquanto que em Pernambuco é Frevicente, e, em São Paulo, sanhaçu-íris. 

Como se reproduzem

O ninho dessas aves possui o formato de taça aberta, sendo confeccionados com raízes, folhas, e ainda com capins a sua volta toda, e também com raízes finas. Ele é posto em ramificações com folhas a aproximadamente 02 metros de distância do solo, em árvores isoladas e baixas. Costuma-se por entre 02 e 03 ovos. Os mesmos são azul-pálidos, esbranquiçados, ou ainda branco-pardos com pardas manchas numa das extremidades .A fêmea, ainda com a ajuda do macho, é a principal responsável pela construção de seu ninho, e ainda é ela quem faz a incubação dos ovos e promove o aquecimento dos filhotes. 

Durante o tempo que fica com essa incumbência o macho está sempre nas proximidades do ninho e muitos deles ainda acabam alimentando a fêmea. O macho ainda fica com a responsabilidade de alimentar os filhotes. espécies de pássaros no mundo, e, dentre elas está a saíra-amarela, saí-amarelo, saí-de-asas-verdes, saíra-cabocla, guriatã-do-coqueiro conhecida ainda como Tangara cayana, uma ave da família das Thraupidae e passeiforme. Além desse nome, de modo popular ainda é chamada por, lá no Rio Grande do Norte, sanhaço-caboclo na região de Minas Gerais, no Ceará como sanhaçu-macaco, enquanto que em Pernambuco é Frevicente, e, em São Paulo, sanhaçu-íris. 

Principais Características 

Essa ave se alimenta especialmente de insetos e frutos como vespas e cupins. Além disso, está habituada a freqüentar árvores com maduros frutos e comedouros gl, tais como a magnólia ou magnólia spp e aroeira-vermelha ou chamada de Schinus Terebinthifolia, e ainda tanheiro ou tapiá, chamada cientificamente de Alchornea andulosa. Como se Reproduzem O ninho dessas aves possui o formato de taça aberta, sendo confeccionados com raízes, folhas, e ainda com capins a sua volta toda, e também com raízes finas. Ele é posto em ramificações com folhas a aproximadamente 02 metros de distância do solo, em árvores isoladas e baixas. Costuma-se por entre 02 e 03 ovos. 

Os mesmos são azul-pálidos, esbranquiçados, ou ainda branco-pardos com pardas manchas numa das extremidades. A fêmea, ainda com a ajuda do macho, é a principal responsável pela construção de seu ninho, e ainda é ela quem faz a incubação dos ovos e promove o aquecimento dos filhotes. Durante o tempo que fica com essa incumbência o macho esta sempre Nas proximidades do ninho e muitos deles do a fêmea. O macho ainda fica com a responsabilidade de alimentar os filhotes. 

 http://animais.culturamix.com/informacoes/aves/saira-amarela-caracteristicas-e-informacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário