terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Bem-te-vi-rajado

O bem-te-vi-rajado é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
Seu nome significa: do (grego) muia = mosca; e de dunastës = governante; e do (latim) = maculatus, macula = manchado, com manchas, mancha. ⇒ Governante das moscas manchado.
Esta espécie pode ser confundida com o bem-te-vi-pirata (Legatus leucophaius) e com o peitica (Empidonomus varius), mas é maior que os dois. É uma espécie geralmente solitária e quieta, cantando com mais intensidade ao entardecer ou nas primeiras horas do dia. Também conhecido por soluço.

Características

A maior das espécies rajadas da família, destaca-se pelo enorme bico e cabeça desproporcional ao corpo. É do tamanho do bem-te-vi. As listras superciliares brancas não se unem na nuca, como nas outras espécies de plumagem rajada.

Alimentação

Alimenta-se de insetos que apanha em vôo a partir do poleiro e também de pequenos frutos como o da canela-amarela, sendo um provável dispersor de sementes. Ainda, gostando muito das bananas maduras da embaúba. Adora cigarras e para come-las ele faz os seguintes passos: primeiro ele as apanha em pleno voo, logo em seguida bate a cigarra repetidas vezes em um galho até suas asas cairem, depois joga o corpo da cigarra para cima e a engole.

Reprodução

Migratório no Pantanal, chega no final de julho/agosto para iniciar logo reprodução. ninho em ocos de árvore, geralmente feitos por pica-paus. Também usa ninho com entradas laterais (de surucuá e outras aves) nos cupinzeiros arborícolas. Leva folhas e capins para a cavidade, fazendo um ninho propriamente dito. O casal alimenta a prole, afastando agressivamente predadores. A fêmea é encarregada tanto da construção do ninho quanto da incubação, que leva 16 ou 17 dias. O casal se reveza na alimentação dos filhotes que deixam o ninho 18 a 21 dias após a eclosão. Também procria em postes na cidade aproveitando-se de medidor de relógio com vidro quebrado ou refletor desativado com vidro quebrado; esses locais de reprodução são arborizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário