domingo, 25 de janeiro de 2015

Frango-d'água-azul

O frango-d'água-azul é conhecido também como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá).
Seu nome significa: do (grego) porphurion, porphyrio = galinha do pântano; e do (latim) martinicus = referente a ilha de Martinica no Caribe, referente ao continente americano identificado pela ilha da Martinica. ⇒ Galinha do pântano da Martinica ou galinha do pântano da América.

Em algumas regiões, como no Maranhão, são cinegéticos, sendo muito caçados a partir de março, quando trocam todas as penas das asas ao mesmo tempo e ficam impossibilitados de voar. Os ovos também são alvo de predação pelo homem, fatores que podem contribuir para o declínio da espécie nestas regiões.

Características



Mede cerca de 35 centímetros de comprimento. Geralmente o frango d'água mais conhecido do país; ao contrário do frango-d'água-comum (Gallinula chloropus), tem um escudo chato e azul esbranquiçado, pernas amarelas e “farol de ré” branco não bipartido. Imaturo parecido com o frango-d'água-comum, mas de cor parda-amarelada, podendo lembrar um maçarico ou uma jaçanã jovem.

Voz: agudo “te-te-te”, “tik-tik-tik”, baixinho “dog; notas ou frases soando como múrmurios ou guinchos. Empoleirado em estacas, agarra-se a moitas de taboa (Typha), à feição dos socois. Voa bem, mantendo as pernas esticadas para trás, unidas e os pés cruzados.


fonte: wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário