domingo, 16 de novembro de 2014

bentevizinho-de-asa-ferrugínea


                                                                  


Myiozetetes é um gênero da família Tyrannidae de aves
Passeriformes. Este gênero apresenta 4 espécies de difícil identificação, sendo que duas espécies se restringem às regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto duas tem ampla distribuição no Brasil. São basicamente insetívoras e com hábitos ligados a cursos d'água

Myiozetetes cayanensis - bentevizinho-de-asa-ferrugínea

A identificação do bentevizinho-de-asa-ferrugínea não é fácil. Possui 17,5 centimetros. É reconhecido pelos lados bem anegrados da cabeça, pela faixa amarela ou alaranjada no píleo e pelas bordas nitidamente ferrugíneas das rêmiges e das retrizes. Essa espécie é fácil de se identificar pela voz. Possui um assobio prolongado suave, “ü-ü”, “ü-i-ü”, chamada. “zlílidi”, canto. “prrrü-prrrü, sussurro das asas.

Habita árvores na vizinhança d'água. Pousa geralmente ereto. O seu nervosismo é denunciado por movimentos bruscos de asas. Gosta de tomar banho de chuva ou na folhagem molhada. Tem o costume de dormir em grupos ou de buscar um lugar mais abrigado para passar a noite. É brigão.

Ocorre do Panamá, através da Amazônia, à Bolívia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará e Maranhão. Também Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário