Praça de baixa Grande Sebinho conhecido |
Ave conhecida popularmente como Sibite, Sibiti, Sebito, Cambacica, Sebinho, Sebito, Caga-sebo,Chiquita, Papa-banana, Tem-tem-coroado, Saí, Guriatá-de-coqueiro, Sibito-de-manga, Mariquita e Chupa-mel. Entretanto para a ciência seu nome é único, seu nome científico é Coereba flaveola Linnaeus, 1758. O gênero, o primeiro nome "Coereba é de origem indígena,da língua tupy e significa "pequeno pássaro azul,preto e amarelo", enquanto o segundo nome, o termo específico flaveola vem de flaveolus palavra de origem latim sendo o seu diminutivo flavus que significa "dourado,amarelo', em síntese seu nome científico significa "pássaro amarelo". Pertence a família Thraupidae, onde se encontram as aves conhecidas popularmente como Saíras, saís, tiês, sanhaçus e afins.
Indivíduos adultos chegam a medir aproximadamente 10,8 centímetros de comprimento e pesar cerca de 10 gramas. Apresenta o bico relativamente longo e curvo, com a listra superciliar branca destacada contra o cinza escuro,quase negro, da cabeça. Seu dorso é marrom, o peito e abdome amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas. A sua cauda é curta em relação ao corpo. Em condições excepcionais de luz, é possível ver a pele avermelhada da base do bico.
O ninho dele é pouco escondido e é encontrado em diversas alturas, é esférico e pode ser de dois tipos: 1) relativamente alto e bem acabado, de paredes espessas e acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto por longo alpendre que se aproxima da base do ninho e veda a entrada, de parede grossa e compacta, feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. A câmara incubatória localiza-se no centro, com a entrada às vezes protegida por palha.; é construído pelo casal e serve para criar; 2) ninho menor, menos alto que largo, de construção frouxa, com entrada larga e baixa; serve apenas para lugar de descanso e pernoite. Encontram-se muitos ninhos do último tipo, edificados em duas a quatro horas por um indivíduo, em qualquer época do ano; é comum não serem habitados. Nunca encontramos os dois indivíduos (o casal) no mesmo ninho. Os ninhos destinados à criação da prole exigem trabalho de 6 a 8 dias, alguns examinados em Tobago eram compostos de 404 a 650 peças. Põe de 2 a 3 ovos branco-amarelados, com pintas marrom-avermelhadas. A incubação cabe exclusivamente à fêmea e leva 12 a 13·dias. Reproduz durante todo o ano, fazendo novos ninhos a cada postura. O.interior da boca dos ninhegos é vermelho. Ele regurgita a ração, na qual insetos têm papel importante. A higiene do seu ninho é cuidadosa: a mãe ingere os sacos fecais dos filhotes ou carrega-os para longe. A saída dos filhotes se dá com 17 a 19 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário