quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lavadeira-de-cabeça-branca

localidade Posto Brasil (Baixa grande) BA
A Lavadeira-de-cabeça-branca (Arundinicola leucocephala) é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos, com ampla distribuição no Brasil e países adjacentes, em pântanos e lagoas. O macho dessa espécie possui a cabeça branca e o corpo negro, e a fêmea é pardacenta com dorso mais escuro e fronte, face e peito brancos. Também é conhecido pelos nomes de freirinha, maria-velhinha, rendeiro, velhinha, velhinho, velho e viuvinha. É a única espécie do género Arundinicola.
 Características

 Mede cerca de 10 cm de comprimento. O macho é preto com a cabeça branca e a fêmea é verde-olivácea, com o alto e os lados da cabeça acinzentados.

Hábitos

 É comum no sub-bosque de florestas úmidas. Apresenta comportamento reprodutivo semelhante ao de outras espécies da família Pipridae. Passa desapercebido na floresta, a não ser que esteja cantando. 

Distribuição Geográfica

 Presente em toda a Amazônia brasileira e na Mata Atlântica, do Recôncavo Baiano ao Rio de Janeiro. Encontrado também na Costa Rica, Panamá, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru Distribuição Geográfica Presente em toda a Amazônia brasileira e na Mata Atlântica, do Recôncavo Baiano ao Rio de Janeiro. Encontrado também na Costa Rica, Panamá, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru



Nenhum comentário:

Postar um comentário